
Arquitetura de um conceito
. A Jardineria nasceu do conceito de unir o conhecimento da Engenharia Agronômica e da Arquitetura. Neste contexto inusitado, o design possibilita atender às condicionantes ambientais das plantas, assim como a necessidade estética das pessoas.
. As pesquisas começaram com os estudos e experimentos sobre os jardins verticais do francês Patrick Blanc. Dominar sua técnica logo esbarrou em limitações de materiais e fornecedores locais.
. Na busca por materiais disponíveis no mercado, projetados para outros segmentos, logo surgiu o conceito de Upcycling. Na prática, enquanto o processo de reciclagem devolve o material para o mercado com a mesma função que ele tinha originalmente, o Upcycling investe em criatividade para ressignificar a matéria-prima de um jeito inovador. . Materiais como cobre, ferro, madeira, forros, botões, plugs, panelas, etc, passaram a ser empregados em novos usos, para resolver velhos problemas na criação.
. Nesta história, o esforço foi direcionado a resolver problemas das condicionantes das plantas de interiores que poderiam limitar sua utilização por mais pessoas.
. As condicionantes que mais apresentaram desafios são a iluminação artificial e as formas de irrigação e drenagem. Muitas pessoas que julgam não ter o dedo verde, na verdade pecam em alguns destas condicionantes.
. Da primeira loja de bairro aberta na cidade de Umuarama em 2020, em plena pandemia, veio a experiência que pautou a abertura da nova loja em Londrina em 2021.
. Em 2023, a loja deixou de focar exclusivamente em jardins verticais e retornou com força total às peças autorais que incluem terrários, vasos, movéis, floreiras, todos iluminados e automatizados para complementar a luz natural que muitas vezes é deficiente nos ambientes internos.
. Incluindo conceitos de design biofílico, outras interpretações trouxeram linhas de sabonetaria, aromatizadores, fontes, etc. Todos, de alguma forma, remetendo às conexões com a natureza.

EM QUE NOS BASEAMOS...
. O conceito de design é muito semelhante ao de projeto na arquitetura: processo de planejar e visualizar soluções que venham a existir na imaginação.
. Como em qualquer criação artística, o conceito antecede a aplicação da tecnologia a ser empregada na sua materialização.
​

Arquitetura Paisagistica

Plantscaping
. Equilíbrio entre a arte e a natureza: assim a arquitetura paisagística organiza os espaços ao ar livre.
. Além da vegetação, os projetos precisam criar lugares que atendam a questões sociais, ambientais, culturais, estéticas e funcionais.*
. O projeto, seja de jardins, condomínios, parques ou praças, deve atuar como mediador entre os problemas e as soluções relativas ao convívio com a natureza.
*CATHERINE DEE. Form and fabric in landscape architecture: visual introduction, 2001, p. 1..
. A biofilia defende que os seres humanos têm uma necessidade biológica de se conectarem com a natureza, o que pode pode afetar nosso bem-estar pessoal, produtividade e relações sociais.
. Intimamente relacionado está o chamado plantscape, definido como a prática de “projetar e organizar jardins que estejam dentro da edificação; delimitados por paredes e cobertos; ou ainda jardins que circundam as edificações." **
. O plantscape envolve estratégias do design biofílico, basedos na neurociência, psicologia ambiental, e endocrinologia, integrando a natureza expressa pelas plantas e a arquitetura das cidades onde vivemos.
** (Interiorscapes - Gardens Within Buildings. Cooper Paul, 2003).

Design



%2011_39_31.jpg)